18/05/2010

MACAL MINARELLI

Caro senhor:
A marca Macal Minarelli nunca existiu.

Macal era uma a marca de ciclomotores Portuguesa e que equipou os seus modelos com os seguintes motores:
- Rex
- Zündapp
- FBM
- Sachs
- Honda
- Flandria
- Casal
- Puch
- Motori Minarelli

A Minarelli nunca fez veículos ( Só a Moto Gabiano, mas no tempo em que o Comendador Minarelli ainda era sócio da FBM - Fabrica Bolognesa de Motorese posteriormente as motos de competição ).

Se quer realmente saber a história da marca Macal, poderá vê-la em http://www.motorizadas50.com/.

Também pedia o favor de chamar o nome verdadeiro dos ciclomotores portugueses, pois na galeria, a maior parte dos veículos que lá estão, são Zündapp, Casal,..., o que não é verdade, pois há lá EFS's com motores Zündapp,com motores Casal, Sachs..., assim como Confersil com motores Casal, Macal com motores Sachs, Casal, Zündapp, etc e não Zündapp EFS, etc.

Acho bem que se conte histórias, mas que se contem bem e se não se sabe, não se invente ou então não se diga/escreva nada.

Se não se sabe, pergunta-se ou então que se investigue.

Não leve a mal, mas temos que fazer as coisas bem feitas, ou então...não vale a pena fazer.

Cumprimentos
ERNESTO CAETANO

2 comentários:

  1. Caro Ernesto Caetano

    Muito obrigado pelo mail e esclarecimentos que prestou.

    Antes de mais deixe-me apresentar-me. Pertenço a um pequeno clube cujos membros se dedicam entre outras coisas a coleccionar e reparar de forma completamente amadora os ciclomotores e motociclos antigos.

    Admiro estas pequenas máquinas que aprendi a gostar desde a minha meninice e tento divulgar tudo o que lhes diga respeito. Naturalmente que tenho algumas dificuldades e limitações e recebo com agrado toda ajuda que possa ser dada no sentido de manter o rigor histórico.

    Penso que o mail que mandou se refere as fotos que publiquei na galeria e nas quais não estão correctamente designados os modelos dos veículos, lapso que tentarei corrigir o mais breve possível.

    Quanto á historia da Macal, creio não ter mencionado em lado nenhum a marca Macal Minarelli, pelo que não compreendo a referência feita. A não ser que se esteja a referir ao catálogo que publiquei e que me limitei a escrever o nome da capa do mesmo.

    Também não compreendi a referencia á historia mal escrita, na verdade o pequeno resumo histórico da marca que publiquei, está perfeitamente identificado que consultei precisamente o site de Gustavo Pinto.

    Permita-me que discorde de que para fazer mal, mais vale não fazer. Para mim o importante é fazer, se não estiver bem corrige-se. Aprende-se e volta-se a fazer de novo.

    Cumprimentos
    JJ Rodrigues

    ResponderEliminar
  2. Têm de fazer bem como a Macal e as outras fizeram...
    Por esse motivo, deram o badagaio...
    Têm a história em mãos, têm histórias para contar!
    Mas não contam, não partilham e sobretudo, criticam quem faz, que seja bem ou mal, faz...
    andante com a cruz...

    ResponderEliminar

Por favor:
Trate um assunto em cada comentário.
Seja breve e sucinto.
Se pretender ser contactado deixe o seu e-mail.
Para evitar Spam, o seu comentáro será publicado logo que aprovado pelo editor do blogue.
Obrigado