Estudamos e divulgamos a historia dos velhos clássicos de duas rodas. Incentivamos a sua conservação. Divulgamos, participamos e organizamos eventos sobre ciclomotores e motociclos antigos.
28/01/2011
PUCH MAXI - N
Boa tarde
Estive a dar uma vista de olhos na vossa pagina e gostei do que vi. Nunca tive uma moto nem nunca tinha andado em nenhuma, mas há 3 meses fiquei com a relíquia do meu avô e agora não quero outra coisa.
O que não sei, é se preciso de documentos para poder andar com ela na via publica, é uma:
Steyr-Daimler-Puch A.G.
Graz Áustria
Typ: Maxi-N CH 7501
Fahrgest. Nr. 6152130
Imp. O. Frey A.G. Zurich
Isto é o que se encontra no quadro do ciclomotor, será que me poderiam ajudar?
Miguel Mendes
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Bom dia Miguel
ResponderEliminarObrigado por nos contactar.
Na verdade a sua Puch para circular na via publica, deve estar matriculada e exibir a respectiva matricula atribuída pelo IMTT. Terá também de ter o respectivo seguro em dia.
Quanto ao amigo se tiver carta de condução ligeiros, poderá conduzi-la sem outra carta ou licença.
Para mais informações deixo-lhe o link da nossa página onde poderá consultar a legislação sobre o assunto:
http://pacobranco.net/?s=section&id=184&ids=184
Se necessitar de mais algum esclarecimento por favor disponha.
Cumprimentos
JJ Rodrigues
Cheguei a fazer a mesma pergunta ao IMTT, a resposta foi totalmente diferente da sua.
ResponderEliminarMiguel Mendes
---------------------Resposta mail IMTT------------
Bom Dia,
Sobre o pedido de informação relativo ao velocípede a pedais com motor auxiliar de combustão interna, refere-se que a legislação actualmente em vigor é omissa quanto à classificação deste tipo de “veículos”, pois os mesmos não se enquadram em qualquer definição de veículo constante do Código da Estrada (C.E.).
De acordo com o disposto no n.º 2 do artigo 112.º do C.E., apenas o velocípede equipado com motor eléctrico é considerado um velocípede com motor. No caso em apreço, trata-se de um motor de combustão interna, pelo que não se enquadra no disposto na referida norma, nem em qualquer outra classificação de veículo prevista naquele código.
Com efeito, atento o disposto nos artigos 107.º daquele Código, este tipo de “veículos” também não podem ser considerados ciclomotores, pelo que não se encontram sujeitos à atribuição de matrícula pelo IMTT, nem é necessário habilitação legal para a sua condução.
Interpretação no minimo estranha porquanto o Artigo 107º do Código de Estrada, estabelece que:------------
ResponderEliminar2 - Ciclomotor é o veículo dotado de duas ou três rodas, com uma velocidade máxima, em patamar e por construção, não superior a 45 km/h, e cujo motor:
a) No caso de ciclomotores de duas rodas, tenha cilindrada não superior a 50 cm3, tratando-se de motor de combustão interna ou cuja potência máxima não exceda 4 kW, tratando-se de motor eléctrico.
Penso que a confusão está nos pedais que nestes veiculos pouco mais servem do que para colocar o motor em funcionamento.
Neste veiculo os pedais é que são auxiliares, não o motor como é o caso dos velocipedes.
JJ Rodrigues
Boa tarde
ResponderEliminarO meu ciclomotor não anda mais de 25km/h.
Artigo 112.º
Velocípedes
1 - Velocípede é o veículo com duas ou mais rodas accionado pelo esforço do próprio condutor por meio de pedais ou dispositivos análogos.
2 - Velocípede com motor é o velocípede equipado com motor auxiliar eléctrico com potência máxima contínua de 0,25KW, cuja alimentação é reduzida progressivamente com o aumento da velocidade e interrompida se atingir a velocidade de 25km/h, ou antes, se o ciclista deixar de pedalar.
3 - Para efeitos do presente Código, os velocípedes com motor e as trotinetas com motor são equiparados a velocípedes.
Se eventualmente precisar mesmo de uso de documentos e matricula, como o posso fazer? é que não tendo nenhum papel/documento do ciclomotor em questão nem matriculo.
Será possível legaliza-la?
Sem mais e agradecendo a sua atenção
Miguel Mendes
Ok Miguel
ResponderEliminarO amigo está mais inclinado para Velocipede com motor auxiliar mas se verificar a chapa identificativa do motor ele terá os 49cm3 ou seja o mesmo que qualquer motor de ciclomotor.
É uma questão interpretativa do Código de Estrada e a não ser que tenha um documento oficial do IMTT o que parece não ser o caso, o melhor é não arriscar porque pode sair caro.
Por outro lado se o seu veiculo nunca esteve matriculado, não o conseguirá facilmente matricular.
Já ouvi histórias de pessoas que não possuindo documentos do ciclomotor, compram outro igual que tenha documentos e desta forma conseguem, mas são histórias que não sei se de facto são verdadeiras porque não conheço ninguém que o tenha feito.
Quanto á Puch penso que já vi algumas com matricula nova mas como lhe disse é o que irei confirmar nos próximos encontros de ciclomotores.
Com matricula antiga existiam muitas mas actualmente não aparecem nos encontros, tal como as Solex, as Mobilette e outras semelhantes.
Quando souber mais alguma coisa sobre o assunto voltarei ao contacto.
Cumprimentos
JJ Rodrigues
boas,
ResponderEliminarEu recentemente restaurei uma puch maxi e já tem matricula e documentos dos novos sendo considerado um ciclomotor e não um velocípede.
Mas agora gostaria de saber se alguem conhece alguma seguradora que faça seguro para a minha puch.
espero esclarecimento,
obrigado
conclusão as puch podem ou não circular pela estrada?
ResponderEliminarClaro que podem circular, desde que estejam devidamente documentadas.
ResponderEliminarAliás como já aqui alguém comentou tem uma Puch com matricula e documentos.
Quanto ao seguro é um seguro normal para ciclomotor.
Boas tenho uma puch tb mas sem docs, o que posso fazer para legalizar?
ResponderEliminarcumps
Como o amigo pode constatar através dos vários comentários aqui publicados, se não possui documentos da Puch, terá muita dificuldade em legalizá-la.
ResponderEliminarTente saber em que câmara municipal foi registada e peça uma 2ª. via desse registo.
Boa noite, se possível responderem-me, tenho uma Puch Maxi S typ CH 7502. Tenho um papel de uma câmara municipal onde anteriormente residi mas esse papel já é de 2001..a mota tem matrícula, pelo que andei a ler tenho que renovar a matrícula, mas o que está em questão é o seguinte, após renovar a matrícula, ser me ão fornecidos 1 ou mais documentos, dos quais serão as únicas coisas que irei necessitar para poder circular na estrada certo? Obrigado.
ResponderEliminarBom dia amigo Nelson Aguiar
ResponderEliminarA Puch para circular na via publica necessita efectivamente do Certificado de Matricula (Documento Único Automóvel) e do respectivo seguro.
Naturalmente que deverá ter colocada a nova matricula atribuída.
Cumprimentos
JJ Rodrigues
Boas,
ResponderEliminarTambém tenho uma Puch, estou a averiguar como poderei legaliza-la...
Mas aqui também não ajuda muito.
Estou certo que segundo a nova legislação n é necessário documentos ou seguro. Mas mesmo assim gostava de ver o meu nome no livrete que não existe. vou adquirir um livrete camarário (negocio escuro) altero o nome e vou ao registo automóvel para passar para meu nome, depois vou ao IMTT para emitir a nova matricula.
Espero ter ajudado, aguardo também as vossas sugestões.
se conseguir assim diga qualquer coisa.
EliminarVelocípede com motor é o velocípede equipado com motor auxiliar eléctrico com potência máxima contínua de 0,25 kW, cuja alimentação é reduzida progressivamente com o aumento da velocidade e interrompida se atingir a velocidade de 25 km/h, ou antes, se o ciclista deixar de pedalar.
ResponderEliminarNao precisa de nada...
ResponderEliminarhttp://massacriticapt.net/?q=codigo-da-estrada/o-codigo-da-estrada-e-os-velocipedes-perguntas-frequentes
alguma novidade em relação a necessidade ou não de documentos para puch?
ResponderEliminarobrigado
Comprei uma puch ando em processo de restauro.
ResponderEliminarjá mandei decapar o quadro e metalizar.
Agora parti para obras no motor que antes de ser desmontado para limpesa, deu sinal de vida, bom de mais.